domingo, 16 de novembro de 2008

Vivendo e Aprendendo.


Vivendo e Aprendendo.
Diário do típico adolescente com os hormônios a flor da pele:
¨Hoje acordei com uma vontade de ganhar o mundo, jogar tudo pro alto, uma vontade insaciável de fazer o mundo girar ao meu redor . Se a vida me levará ao céu ou ao inferno pouco me importa. Chegou a hora de provar tudo que existe.¨
Assim como os bebês que na fase de descoberta tem a necessidade de provar sentir os gostos e o sabores de cada coisa, de cair e levantar por si próprios os adolescentes também tem a necessidade de descobrir por si mesmos o que lhes faz bem ou faz mal. É uma fase onde tudo é novo, é como ganhar o mundo a cada descoberta. É uma descoberta individual é como aprender a andar, é uma coisa que temos que fazer sozinhos e onde cada descoberta pode ser comparada á imensidão prazerosa de um orgasmo.
Enquanto os pais vem com a velha ideologia do : ¨Quem aconselha amigo é.¨ Nós jovens rebatemos com: ¨Se conselho fosse bom, não se dava. Vendia-se.¨ Fazemos tanto caso aos pais quanto eles confiam na gente, ou seja, quase nada. O caso é que para nós adolescentes o mundo pode acabar a qualquer momento. É como se cada dia fosse eterno porém cada dia fosse o ultimo num paradoxo onde temos que aproveitar intensamente cada eternidade do nosso ultimo dia. Complexo não? Então pra que ouvir os conselhos medievais e clichés dos que se dizem mais experientes do que nós se aprender na prática é bem mais interessante e divertido do que aprender na teoria?
Além do mais o proibido é sempre mais gostoso. O erro é proibir, nem adianta o proibido sempre será dotado de um novo e irresistível encanto que desobedecer é tão tentador que pode ser comparado á ganhar o troféu de uma final nacional. É um jogo de poderes entre pais e filhos onde em nossas mentes malignas sempre nos ocorre pensamentos como: ¨A você pensou que podia me segura não é ? Ta por fora, já foi-se o tempo¨. Auto afirmação essa que todos os adolescentes buscam na estrada para tão sonhada independência.
Não adianta proibir, prender só aconselhar. A vida ensina e só aprende quem faz. Então só depois de passar por experiências inescrupulosas de todos os tipos o jovens aprendem, amadurecem e crescem. Assim é a vida. Sempre estão nos dizendo o que fazer e que caminho seguir o que resta saber é se vamos preferir ouvir ou descobrir por si sós.

BlogBlogs.Com.Br

17 comentários:

bibi disse...

eeh ! concordo com a maioria do qe vce escreveu... soh qe numa parte, acho qe os pais devem aconselhar siim. podemos nunca usar seus conselhos. mas ha momentos em qe eles sao uteis ! e se nao podem fazer nda pra nos controlar ! acho qe aconselhar foi o meio qe encontraram ! :P

ooow. e a continuaçao do post anterior ?! tava taaaao legal. tava moh anciosa !
:*

http://diarioderolos.blogspot.com

Brúh disse...

obrigada pela visitaa no meu blog, espero q volte sempre..ah com certezaa vou me diverti mais só alguns dias já que faço facul, então até quarta estarei ocupada depois disso só alegria hehe..

Adorei o blog e o post, mais concordo com o 1° comentário da bibi, as vezes os conselhos dos pais são mais uteis do q se imagina.. e mãe principalmente ela tem o sexto sentido qdo fala não é melhor seguir a orientaçãoo..já me ferrei por nao ouvir minha mãee..
bjokass otima semana..

Geek.Lh3Rm3 disse...

Diário do típico adolescente com os hormônios a flor da pele:


wow !! me liga .. hehe

confesso que naum li, ja to indo rpa faculdade.. de noite eu vneho com calma ..
Beejooo .. rs

Anônimo disse...

uau adorei seu texto gata, a adolescencia realmente é uma fase muito boa, eu era feliz e não sabia hehehhe, bjus

Ana Gabi disse...

Bom texto!

Viva da melhor maneira possivel, pq um dia tudo passa e muitos conflitos são proprios dessa fase mesmo!

;)

Veiga disse...

o proibido é sempre mais gostoso!!

concordo com vc...

os pais tem q rever seus conceitos.

Nathállia Motta disse...

nossa amei seu blog!
de uma certa maneira acho que os pais devem aconselhar seus filhos,mais tem vezes que é melhor eles ficarem quietos!rs
amei seu blog mesmo vou botar nos meu favoritos!

Cássia disse...

incrivel, sempre retrucamos, acho que nunca estaremos velhos o suficiente para parar, afinal existira sempre alguém mais velho que nós mesmos

Marcos Lima disse...

Bom saber que também existe alguém com 16 anos nessa blogosfera preocupado com o que a gente vivencia na adolescência, seja tanto na forma de amores, quanto na forma de sentimentos confusos e sensações estranhas que acabamos por sentir.

Costumo dizer que essa minha adolescência foi bem-vinda (e às vezes digo o contrário tbm), pq é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, tanta descoberta e os outros que insistem em colocar na nossa cabeça a responsabilidade de que passar em um vestibular é a porta de entrada para a vida adulta! Coisa chata...

rsrsrsrsrs

Depois dá uma visitinha no meu.
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Beijos

Anônimo disse...

Nossos pais nos orientam para o caminho que eles acham ser o melhor de acordo com as suas experiências. Mas cabe a vc trilhar o seu caminho a partir da sua decisão de ouvi-los ou não.

=]

http://hikaridream.blogspot.com/

gui makoto disse...

eu acredito na frase, é errando que se aprende..

lógico que com certos limites, mas sem aquela proteção extra de mãe zelando pelo filho..

mas o que eu mais sofri foi por falta de apoio nas decisões, que em alguns momentos é pior do que proibir, impor algo..
Quando tava em dúvida em algo, em vez de ouvir um "sim, vai lá!" ou um "Não, te proíbo mlk!" eu ouvi algumas vezes "Não sei, vai ser sua vida"..

Isso que angustiava mais, porque se voce tem apoio, sem vai com muita confiança, se voce ouve um não, voce vai querer confrontar, querendo provar que eles é que estão errado..e o não sei só fod*!

Ou seja, decidi por conta própria, vi que tinha errado e voltei atrás, aprendi errando..Mas agora eu vejo e até que foi bom..
__________________

quem dera que aqui em sp tivesse um..
molhar os pés na água salgada do mar é relaxante..

;]

Regular Joe disse...

De minha parte, sempre preferi descobrir sozinho, bater a cabeça, e não me arrependo. Ouvia muito meu pai - mais mesmo que minha mãe -, mas das palavras dele eu escolhia o que queria ou não queria seguir (e ele nunca me desaprovou. Quando eu me esborrachava em alguma experiência infeliz, lá estava meu velhinho - que saudades dele! - para me ajudar, jamais para me criticar).
Estou com você e não abro!
Beijos mil!

Lara disse...

Descreveu perfeitamente a mente de qualquer adolecente. O medo dos nossos pais, é que soframos na prática daquilo que estamos conhecendo. Mas é um risco que nós gostamos de correr. Adorei o post.
beijo

Blog Dri Viaro disse...

e eu posso te dizer, como adolescente que ja fui, e como mae que hoje sou, que a gente só aprende o verdadeiro valor, e as coisas que nossos pais nos dizem qdo tb nos tornamos pais :)

bjao

Inside Me disse...

é isso aí,garotaa, hora de sair do casulo né? respirar outros ares e ver a vida florirrr, boa sorte na jornada, bjão

Unknown disse...

Muito bom a forma que descreve os sentimentos,os medos e os conselhos,ultrapassados mais cruciais dos nossos pais..=]
Mto bom,continue escrevendo..

http://nationanimes.blogspot.com

Unknown disse...

Uauuuuuuuu!!!que baita cabeça guriazinha. parabens!!!